Estabeleceu-se a dose de referência de 0,002 mg/ kg/ dia de 2, 4-dinitrofenol, com base na dose necessária para a formação de cataratas em humanos. Este valor é uma tentativa de avaliar qual a dose diária que levaria a efeitos nocivos persistentes em humanos, incluindo em indivíduos com maior risco. Este valor não é uma estimativa direta do risco, mas serve como ponto de orientação para estimar os potenciais efeitos decorrentes da exposição ao composto. Como tal, a exposição acima deste valor não indica obrigatoriamente que o indivíduo desenvolverá efeitos adversos graves [8].
Toxicidade Crónica
-
Estudos em animais mostraram que o 2,4-dinitrofenol apresentava atividade carcinogénica, teratogénica e mutagénica, bem como toxicidade ao nível do sistema reprodutivo [3].
-
Não há informação disponível sobre o potencial cancerígeno em humanos [6].
-
Dados sugerem que a ingestão de 2,4-dinitrofenol pode afetar o sistema reprodutivo feminino, mas a limitada informação é inconclusiva [6].
[3] Grundlingh J, Dargan PI, El-Zanfaly M, Wood DM (2011) 2,4-Dinitrophenol (DNP): A Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology 7(3):205-212
[6] EPA (2013) 2,4-Dinitrophenol. Disponível em: http://www.epa.gov/ttnatw01/hlthef/dinitrop.html. Acedido a 23/05/2015